Acic é case de sucesso em evento da Facep

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru é considerada um case de sucesso pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep). Com 93 anos e 1600 sócios, a Acic investe no desenvolvimento regional e em eventos que movimentam centenas de milhões de reais. Convidado pela federação, Andrerson Porto, conselheiro da Instituição, deu dicas para que outras associações obtenham semelhante desempenho.

A palestra ocorreu na noite desta quarta-feira e fez parte do workshop “Liderança e Gestão Profissional” promovido pela Facep. Andrerson Porto falou sobre: investimentos em funcionários, estrutura, comunicação e eventos; a necessidade de organizar a associação enquanto empresa; o contato com os veículos de comunicação; a prestação de serviço à sociedade; a importância de se espelhar em outras associações; e sobre o histórico de cobranças de melhorias aos governos. Acerca deste ponto, alertou: “Participamos da política de desenvolvimento, não da partidária. Quando montamos nossa diretoria, por exemplo, além de incluir os setores de indústria, comércio e serviços, equilibramos a organização para não ficar tendenciosa”.

Jussara Pereira Barbosa, presidente da Facep, em depoimento final, afirmou ter aprendido bastante sobre gestão. “Foi um exemplo não só porque partiu de um membro do conselho deliberativo, mas porque Andrerson Porto participa e acredita no associativismo”, ressaltou. Quarenta representantes de instituições de municípios como Cabo de Santo Agostinho, Pesqueira, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Bonito, Camaragibe e até do Sindicato de Panificação assistiram ao evento. Estima-se que exemplos de administração adotados pela Acic sejam repassados para 4000 pessoas em todo o Estado.

workshop ainda segue às 17h de hoje (21) com oficinas ministradas pelo consultor Silvio Oliveira sobre profissionalização.