Acic é homenageada nos 40 anos do Hemope

Com o intuito de celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em todo o Brasil, no dia 25 de novembro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizou uma séria de atividades alusivas à Semana Nacional do Doador de Sangue. No dia 24 de novembro, o Hemope, que este ano completa 40 anos de história, promoveu uma cerimônia que marcou o encerramento da programação e prestou uma homenagem à trajetória do hemocentro e as pessoas que fazem parte dela e tornaram a Fundação uma referência nacional.

Na solenidade, doadores, pacientes, funcionários e parceiros solidários foram homenageados através de quatro representantes. As empresas que apoiam as ações promovidas pela Fundação em todo o Estado foram representadas pelo presidente da Acic, Pedro Miranda, no auditório da sede administrativa do Hemope, no bairro das Graças, no Recife. A sugestão foi feita pela equipe do Hemocentro Regional Caruaru, em reconhecimento à parceria firmada ao longo dos anos com a Associação.

O empresariado da cidade de Caruaru, através da Associação, é sempre receptivo às solicitações do Hemope para concretização de atividades de incentivo à doação de sangue. Esse trabalho fica evidenciado na própria instituição, onde seu corpo funcional é doador regular da Fundação.

Além do presidente da Acic, mais três personalidades foram homenageadas na cerimônia. O médico geriatra Alexandre Matos, que é paciente do Hemope desde os cinco anos de idade, recebeu o certificado de agradecimento em nome de todos os beneficiados pelo trabalho da Fundação. Com 40 anos de trabalho dedicados ao Hemope, o farmacêutico e bioquímico Tadeu Vasconcelos foi homenageado em nome dos profissionais que compartilham seu talento para salvar vidas. O técnico de Segurança do Trabalho Ricardo Silva, de 61 anos, foi homenageado representando todos os doadores pelas 113 doações feitas ao hemocentro desde 1978.

Para Pedro Miranda, essa homenagem mostra a importância da Acic para o desenvolvimento do Hemope. “É de fato um momento relevante para a nossa Associação, visto que sabemos da necessidade que o Hemope tem de ter seu estoque de sangue sempre com níveis positivos. Esta é uma instituição que merece todo o nosso reconhecimento e contribuição”, afirmou.

A presidente do Hemope, Yêda Maia, destacou a importância da participação social para que o Hemope chegasse aos 40 anos. “A gratidão é a memória do coração. Meu agradecimento tem destaque especial para Ricardo Silva, Alexandre Matos, Tadeu Vasconcelos e Pedro Miranda. O Hemope presta serviços nobres ao povo pernambucano e tem números consideráveis de produção, sobretudo no momento financeiro tão delicado paro o Estado e para o País. Em 2016, foram mais de 130 mil coletas de sangue. O Hemope coletou e processou 78% de todo o sangue que foi coletado no estado de Pernambuco, aí contando a rede privada, e disponibilizou todo o estoque de 88% da rede para o SUS. Saímos de 4 mil e 600 cadastros no Hemope em 2014 para mais de 7 mil em 2016 e em 2017, até outubro deste ano, a histórica marca de 8 mil cadastros. Ainda no hospital Hemope, foram mais de 27 mil consultas e mais de 89 mil procedimentos em 2016. Os números impressionam. Importante mencionar que o Hemope certifica e libera o sangue de quatro estados do nordeste: Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, com uma população estimada em 27 milhões de brasileiros”.

“O Hemope é uma instituição forte, é uma instituição que merece todo o nosso aplauso, merece o nosso cuidado, merece a nossa atenção e merece cada vez mais ser fortalecido”, ressaltou a secretária executiva de Gestão do Trab. Ed. e Saúde do Governo do Estado, Ricarda Samara, que também esteve presente prestigiando o evento.

A Fundação Hemope se destaca como referência no estado em diagnóstico laboratorial e tratamento das patologias do sangue, atuando, também, no desenvolvimento da medicina transfusional e no apoio aos serviços de transplante de órgãos em Pernambuco. Atende com qualidade as necessidades de saúde da população em transfusão sanguínea, no diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, com o compromisso de desenvolver o ensino e a pesquisa.

 IMG_1402

IMG_1411

IMG_1413

IMG_1450