Agreste Tex

A segunda edição da “Agreste TEX – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil, será realizada entre os dias 18 e 21 de março de 2014 no Polo Comercial de Caruaru, em Caruaru (PE), com o objetivo de levar o que há de mais moderno no segmento têxtil em tecnologia, serviços e informação ao importante polo de confecção do Agreste de Pernambuco, formado por 13 cidades.

Organizada e promovida pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos, em parceria com a ACIC – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, a “Agreste TEX 2014destaca em sua programação o “2º Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade”, uma iniciativa do Espaço Multicultural Arte Plenna, com direção do artista plástico e consultor de moda Leopoldo Nóbrega e da artista plástica e arte educadora Maria do Carmo Xavier. Juntos, coordenam a mesa de debates e toda a programação, que começará em março e se estenderá até setembro, em vários pontos de cultura entre Recife e Caruaru. Ao todo, serão quase 40 ações gratuitas com direito a certificado de participação. A primeira edição do evento, realizada em 2012, aconteceu de forma piloto durante três dias em Recife. A programação do segundo ciclo promete aproximar de forma transdisciplinar as artes e a moda sob o viés da sustentabilidade, em busca de novos rumos para o desenvolvimento de Pernambuco. Nesta segunda edição o projeto foi contemplado pelo Sistema de Incentivo a Cultura – FUNCULTURA e, entre as principais novidades, o Ciclo inclui o eixo agreste, com a cidade de Caruaru em sua programação.

A programação do ‘Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade’ realizada na “Agreste TEX 2014” contará com palestras, workshops, eco galerias digitais e uma mesa redonda composta por expressivos representantes da moda, das artes, da economia, do meio ambiente e de instituições governamentais. Também será gravado durante o evento parte do documentário #Pernambuco Sustentável, assinado pelo coletivo Ativistas da Moda.

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da FCEM, adianta uma das novidades da “Agreste TEX 2014”: “Por meio de uma parceira com o Espaço Multicultural Arte Plenna, a feira receberá a cerimônia de abertura do ‘2° Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade’, que visa aproximar empresários, estilistas, artistas plásticos, designers, produtores, gestores culturais, governamentais, educadores, estudantes e o público em geral para discutir novos modelos de desenvolvimento, novas tecnologias e práticas mais conscientes no meio criativo e industrial, tendo como principal cenário o polo de moda do Agreste Pernambucano”.