Outubro Rosa em Caruaru terá a 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama

Público recebe informações em palestras ministradas por profissionais de saúde durante o evento

O Outubro Rosa é uma ação mundial que tem o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama. Surgido nos Estados Unidos, o nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra a doença. Em função disso, do dia 23 ao dia 29 de outubro acontece a 9ª Campanha de Prevenção das Doenças de Mama no Shopping Difusora, em Caruaru, das 9h às 18h.

A Campanha tem o intuito de fornecer métodos para a prevenção, diagnóstico e até tratamento do câncer de mama, com atendimento gratuito e entrada franca. Além disso, a ação quer também incentivar a mulher à pratica do autoexame. Nas últimas oito edições, os atendimentos alcançaram cerca de 44 mil mulheres no total. Destas, 40 apontaram resultado positivo para o câncer de mama e foram redirecionadas para o tratamento. A expectativa para este ano é que outras 12 mil mulheres possam receber este suporte.

De acordo com médico Manoel Florêncio, idealizador da Campanha, o evento surge com o intuito de suprir as necessidades de saúde da população, e ele enquanto médico se sente no dever de desempenhar sua profissão também nesses espaços. “Os cuidados contra o câncer de mama devem ser realizados constantemente, mas exigem um valor a ser pago. Esta é uma oportunidade para mulheres de baixa renda que não tem condições de pagar pelos exames preventivos e diagnósticos”, afirma ele.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 600 mil novos casos de câncer foram identificados entre 2016 e 2017. O câncer de mama possui uma porcentagem de 28,1% nesse total, atingindo na sua maioria mulheres que estão na menopausa, e é a segunda maior causa de morte por câncer entre elas em todo o mundo, alcançando uma estimativa anual de 522 mil pessoas. Os países que mais apresentam esse fator são os que estão ainda em desenvolvimento.

A 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama é uma realização do Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio e da Acic, através da Câmara Setorial da Saúde, e conta com o apoio da TV Asa Branca, do Centro Universitário Asces/Unita, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), do Centro Universitário Devry/Unifavip, do Centro Universitário Uninassau e da Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Saúde e de Educação, e com o patrocínio da Núcleo Digital, da Intertotal, do Shopping Difusora, da Certec, da Gráfica Pontual, do SOS Cursos de Formação Profissional, da K-9 Produções, da Hobby Vídeos Produções, da WebPic Soluções para Indústria de Confecções e da Infornetwork.

Arte_9ª Campanha de Prevenção das Doenças de Mama